PROJETO: “RESGATANDO VALORES”
Texto:
“Eu e os outros – melhorando as relações”
Autor:
Liliana e Michele Iacocca
Série:
5os anos
Período:
3° bimestre de 2010
Professores:
Márcia, Thais e Erivaldo Roberto
JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pela busca da
valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como
tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas pela família,
sociedade e pela escola também.
“A sociedade, da qual fazemos parte, preza
o individualismo ou a massificação. Entre os dois extremos, há um lugar
especial a ser ocupado por pessoas que reconheçam e lutem pelo bem! O bem que
não é só meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a
todos, simultaneamente” – Guilherme Assis de Almeida.
Quantas pessoas não resolvem seus problemas
com socos e pontapés, são preconceituosas, jogam lixo nas ruas, desrespeitam os
sinais de trânsito... os exemplos são muitos. Por isso, com esse projeto,
pretendemos motivar nos alunos uma autocrítica e uma reavaliação de situações
comuns no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre as pessoas. E
procuraremos conscientizar que sentimentos como bondade, amizade, fraternidade,
amor são essenciais para se recriar um mundo melhor.
Trabalhar valores é algo que não é visível
e imediato. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do
dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a
determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com
o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas
para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o
defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se
expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é
agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós.
Acredita-se numa sociedade mais humana e
justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem
comum.
Com este projeto abordaremos os temas
transversais da Ética, Pluralidade cultural e Meio ambiente.
OBJETIVOS
AFETIVOS
·
Desenvolver
reflexões sobre ações corriqueiras
·
Despertar para mudança de atitudes
·
Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como
cumprimentar e desculpar-se.
·
Adotar atitudes de valorização das amizades
·
Pensar sobre o que significa colaborar com as
pessoas.
·
Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que
vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·
Fazer com que os alunos assumam responsabilidades,
sem ter medo, fazendo-os pensar sobre o que significa ser honesto.
·
Fazer com que os alunos prestem atenção nas regras
de convivência, fazendo-os pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e
por si mesmo.
·
Desenvolver o espírito de colaboração em casa ou na
escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·
Incentivar o desafio de ampliar cada vez mais sua
capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica,
assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinhos.
·
Transformar os alunos em agentes transmissores e
multiplicadores de valores, tanto com a família, quanto com os amigos.
·
Valorização do diálogo como forma de lidar com os
conflitos.
·
Refletir
os valores humanos na prática do dia a dia
COGNITIVOS
·
Identificar
e comparar diferentes tipos de comportamento: o ideal x o real
·
Reconhecer
mudanças e permanências de comportamento em si próprio e nos colegas
·
Reconhecer
a importância da tomada de consciência para o desenvolvimento da autonomia e
autoconfiança
·
Reconhecer
noções de boas maneiras
·
Analisar
e interpretar imagens, informações e situações
·
Reconhecer
seus próprios sentimentos e valor
MOTIVAÇÃO
Dinâmica das flores
O professor chega na classe com um
ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores
para cada um de vocês! Mas por que será? Vamos, antes, conversar sobre a beleza
que cada uma destas flores possui. Fulano, que beleza você vê na margarida? E
você, Fulano, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda
exploração, o docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e
fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a
flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa... mas todas são flores e
possuem a sua beleza. Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa... mas todas
são pessoas e possuem a sua beleza." Nesse momento o professor pode
refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e
solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para
casa como marco dessa reflexão.
LEITURA
ESTUDO: FRUIÇÃO
·
Apresentação
do nome do projeto através de caça palavras.
·
Incentivo
aos alunos a discutir sobre o que deve se tratar o projeto deste bimestre
·
Explorando
a capa do livro
·
Leitura
do livro através de apresentação em POWER POINT
CONTEXTUALIZAÇÃO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES
Furar fila
Micagens
Se portar à mesa
Xereteia
Baderna
Chilique
Indisciplinado
Intolerante
Preconceituoso
Primórdios
Convivência
Metrópoles
Harmonioso
Essenciais
Desvalido
Tolerante
Um trocado no bolso
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO E ENTRELINHAS
Trabalho
oral de explorar cada parte do texto de modo bem minucioso nos momentos de
leitura.
IMAGINAÇÃO
CRIADORA
LEITURA
ESTUDO:
- LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS
- Escuta
dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou
mediada por telefone, rádio ou televisão, reconhecimento do significado
contextual e do papel complementar de alguns elementos não-lingüísticos
para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão
facial, tom de voz, entonação).
LÍNGUA
ESCRITA:USOS E FORMAS
Prática
da Leitura
- Utilização
de sentido, coordenando texto e contexto (tipo de portador,
características gráficas, conhecimento do gênero ou do estilo do autor,
etc.) e a intencionalidade;
- Emprego
dos dados obtidos por intermédio da leitura para confirmação ou
retificação das suposições de sentido feitas anteriormente;
Prática
de produção de texto:
Considerando o destinatário, a sua
finalidade e características do gênero.
Aspectos
Notacionais:
- Divisão
do texto em frases e/ou parágrafos, utilizando recursos do sistema de
pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação e
reticências;
- Separação,
no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo,
utilizando travessão e dois pontos ou aspas;
- Indicação,
por meio de vírgulas, das listas, enumerações;
- Estabelecimento
das regularidades ortográficas (interferência das regras, inclusive as da
acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de regras);
- Acentuação
das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
- Utilização
de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas;
- Produção
de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir
rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
- Controle
da legibilidade do escrito.
Aspectos discursivos:
- Organização
das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero;
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A
LÍNGUA
- Análise
da qualidade da produção oral alheia e própria;
- Análise
dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e
discussão dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes
atribuições de sentido;
Revisão do
próprio texto.
LEITURA PRETEXTO:
- As artes
visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, gravura, historia
em quadrinhos, produções informatizadas;
- Contato
sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza
e nas diversas culturas;
- Identificação
e reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes
nas obras visuais;
- Observação,
estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e
movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional
e internacional) e em diferentes tempos da história;
- Contato freqüente, leitura e discussão
de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas
biografias e suas produções.
LEITURA
BUSCA DE INFORMAÇÃO:
MATEMÁTICA
·
Reconhecer e fazer leitura de
números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.
·
Comparar e ordenar números
racionais de uso freqüente nas representações fracionária e decimal.
·
Escrever números racionais de
uso freqüente nas representações fracionária e decimal e localizar alguns deles
na reta numérica.
·
Utilizar o sistema monetário
brasileiro em situações-problema.
·
Resolver situações-problema
utilizando dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas
simples ou tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas ou gráficos de barras.
HISTÓRIA
O Brasil a caminho do
terceiro milênio
- Longo governo Vargas
- Entre
duas ditaduras
- De
Colônia a Império
- De
Império a República
GEOGRAFIA
A
população e as regiões do Brasil
- A
população brasileira
- A
distribuição da população no território
- A
formação da população brasileira
- O
Brasil e suas regiões
CIÊNCIAS
Ser humano e saúde:
·
Organização
funcional do ser humano
·
Formação
do corpo humano (cabeça, tronco e membros).
·
Sistema respiratório.
·
Sistema circulatório.
·
Nutrição
·
Higiene
LEITURA
FRUIÇÃO (PRAZER)
O verdadeiro tesouro
Histórias de tradição hindu
Historias da alma, historias do coração.
A parábola do bom samaritano
O leão e o ratinho
Os dois amigos e o urso
Quer uma mãozinha
Almanaque Ruth Rocha
Mais respeito eu sou criança
Filmes:
“Up”
“Avatar”
AVALIAÇÃO:
A avaliação será:
Diagnóstica: para detectar a presença ou ausência de
habilidades que constituem fundamentais para as atividades de aprendizagem.
É Contínua, processual e formativa: com a observação do
conhecimento escolar ao longo do período letivo é um critério avaliativo dando
oportunidade para detectar avanços e dificuldades, possibilitando uma tomada de
decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Avaliação centrada nos
momentos individuais ou em grupo. Através de registros, aplicação de trabalhos,
pesquisas, tarefas e avaliações escritas.
Será avaliada a
intenção de projeto através das atitudes dos alunos, fazendo um paralelo com os
objetivos inicialmente estabelecidos.
CULMINÂNCIA
DO PROJETO
- Exposição
das frases em destaque no livro de filósofos, pensadores, artistas etc.
- Um
ato concreto de solidariedade.
·
Gincana
onde os alunos serão avaliados diariamente, recebendo uma “fichinha” vermelha
e, a cada 10 fichas vermelhas trocarão por uma verde, que tem um maior valor.
Serão observados o comportamento, o uso do uniforme e a lição de casa. No final
do bimestre os alunos que tiverem as fichas verdes irão trocá-las por materiais
escolares, livros ou jogos educativos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
o
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas
transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
o Secretaria da Educação de Guaratinguetá.
Proposta curricular: Ensino Fundamental, ciclo II- 3ª e 4ª séries.
Guaratinguetá, 2006.
o São
Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.
Projeto intensivo do Ciclo I: Livro do aluno / Secretaria Municipal de
Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2006.
o ________
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de
planejamento e orientações didáticas para o professor do 4º ano do Ciclo 1 /
Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2008.
o MONTEIRO,
Marco Aurélio Alvarenga. Programa Reação – educando para a vida, construindo o
futuro. Manual do professor 5° ano. Guaratinguetá: Secretaria Municipal de
Educação e Cultura, 2009.
o
ROCHA,
Ruth, FLORA, Anna. Escrever e criar... É só começar! São Paulo: FTD, 1993.
o
Revistas
(várias edições) Nosso Amiguinho. Editora Casa.
o
Revistas
(várias edições) Nova Escola.Editora Abril.
o
Sites
variados.
o
Materiais
disponibilizados pelo Programa Ambiental – Semente do Amanhã.
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