sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto A simplicidade está nos valores


Projeto: A Simplicidade está nos Valores
                                “A Felicidade do individuo está intimamente ligada à felicidade da Sociedade. A prosperidade da sociedade está estritamente conectada com a felicidade do mundo. Se desejam desfrutar uma felicidade individual, deverão aceitar que tanto individuo e sociedade do mundo terá que ser felizes.”
                                                                                                          Sathya Sai Baba

·        JUSTIFICATIVA
            
O Projeto Simplicidade está nos Valores nasceu da necessidade de se privilegiar uma educação baseada em valores, de promover nos alunos a vivência da cidadania e da participação para que se construam os princípios de respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo.
            Através das atividades que serão desenvolvidas, pretende-se resgatar valores através da conservação e valorização do ambiente escolar,  do auto-conhecimento, do respeito pelo próprio corpo, da convivência pacífica e respeitosa com a diversidade que se apresenta através dos fatores étnicos-raciais, sociais, econômicos, históricos, culturais, biológicos.
           
·        METODOLOGIA

         O Projeto SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES se desenvolverá em duas etapas, são elas:
           
1ª Etapa: TEMA: PAZ - 1º semestre de 2010;

            2ª Etapa: TEMA: RELACIONAMENTO - 2º semestre de 2010;
(Os dois projetos, referentes a cada uma das etapas, serão apresentados detalhadamente mais adiante).

AVALIAÇÃO
        
A avaliação do projeto será baseada nos resultados alcançados nas duas etapas do projeto. Será feita através de mesa redonda entre os professores os quais irão verificar se os objetivos propostos para cada etapa foram atingidos. A partir de então, novas sugestões serão incorporadas às novas etapas do projeto.
            Participarão, também, da avaliação do projeto, alunos e comunidade escolar através de enquete para que se recolham críticas e sugestões.
    
CULMINÂNCIA

Haverá dois momentos de culminância, onde serão apresentados os trabalhos resultantes de cada etapa do projeto desenvolvido, estes momentos acontecerão em julho e novembro.

 Dupla Gestora.

·        DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Todas.

·        PARTICIPANTES

          *  Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
    *Direção;
    *Professores;
    *Orientação pedagógica;
    *Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);
    *Comunidade local;
          *Familiares

·       DURAÇÃO PREVISTA
   Ano letivo de 2010.


























1ª ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES
1º SEMESTRE

TEMA: PAZ

·        JUSTIFICATIVA

              O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.
              A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz na face da Terra.
              Chegamos ao final do século XX e alcançamos a soma de mais de quinze mil guerras, perpetradas por todos os povos.
              Como se não bastasse, este século foi o mais sangrento de toda a nossa história. Foi o período em que mais se matou seres humanos, e a maioria das vítimas foram civis inocentes. As principais nações do mundo se armaram portentosamente, com a construção de ogivas nucleares, armas químicas e biológicas, projetando a indústria bélica como a maior potência econômica do mundo.
              Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manutenção destes conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a miséria de nosso planeta em pelo menos dez vezes.
              Alcançamos elevados níveis de progresso tecnológico, conquistamos o espaço e povoamos a terra com seis bilhões de habitantes, contudo, dois bilhões e seiscentos milhões de pessoas são despossuídas, vivendo abaixo da linha de pobreza; Quinze milhões de pessoas morrem de fome anualmente no mundo, inclusive crianças indefesas; Quinhentos milhões são subnutridos. Estes quadros representam o paradoxo da ausência de paz social.
              Destruímos as florestas, extinguimos diversas espécies vegetais e animais; secamos rios e lagos, abrimos a camada de ozônio, depositando na atmosfera anualmente seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases que provocam o "efeito estufa", provocando alterações climáticas de conseqüências imprevisíveis para a coletividade humana. Isto se agrava na medida em que estes gases levarão pelo menos 70 (setenta) anos para se dissiparem na atmosfera. Este é o espelho em que se reflete a ausência de Paz ambiental.
              Há muitas crises e medos à nossa volta. Assistimos dia a dia a ascensão da violência urbana e no campo; a expansão do crime organizado e do narcotráfico; a prostituição infanto-juvenil; a legalização da prática criminosa do aborto em setenta por cento das nações do mundo, e outros terríveis subprodutos das sociedades infelizes que se integram com a miséria, a agressividade e o medo...
              Conduzidos pela indiferença e pela omissão, a maioria das pessoas não se dão conta de que também são responsáveis pela permanência e expansão de todas estas formas de violência. É na omissão dos bons que os maus prosperam.
              Observando os altos índices de violência, degradações e crueldades que não param de crescer, se faz necessário conhecer a causa destes fenômenos em suas nascentes; mais ainda, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.
          A Escola Municipal Pedro de Alcântara Leal, dentro deste contexto, considera o convívio escolar como base para a aprendizagem dos valores éticos e morais, estimulando, assim, o processo contínuo de auto-educação, integrando, através de atividades didático-pedagógicas, os agentes de educação: a escola, a família e a comunidade, a fim de  despertar –lhes a consciência para a necessidade de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo e, da paz mundial.

·        OBJETIVO GERAL

·    Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.

·       OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·              Despertar a consciência dos educandos para a necessidade da paz mundial.
·               Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo.
·              Destacar a importância da convivência solidária na família, na escola para a construção da paz.
·             Refletir sobre paz na perspectiva de que é um estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo.
·              Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.
·              Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA PAZ

·         A Paz Através da Música.


    
·         Roda de Histórias: Tsuru, Pássaro da Paz: Confecção do pássaro que na tradição oriental está associado à saúde, fortuna, harmonia e principalmente a paz. Serão confeccionadas pelo menos 500 dobraduras do pássaro Tsuru após contada a sua história ,que ao final, serão colocados nas árvores criando um ritual de união entre os participantes.Segundo a lenda, após esta ação, um desejo poderá ser realizado, e o desejo é que o mundo consiga a paz que ele tanto procura.

·         Vídeos e Bate- papos:

a) A Corrente do Bem
Direção Mimi Leder
 Filme conta a história de um menino que faz uma proposta: observar o mundo a sua volta e mudar  aquilo que não gosta através de uma corrente que propõe transformar a realidade de outras 3 pessoas e assim sucessivamente. Após a exibição do filme, reflexão sobre a possibilidade da promoção da paz social através de pequenos atos individuais.

·         Jardim da Poesia: Mostra de poesias sobre o tema PAZ de autores consagrados.




·         Painel Pela Paz: Painel com quadros representando sentimentos de paz.
·         Mural da Paz: Espaço livre para depoimentos.

* Exposição de Poemas e Textos sobre a Paz.
                                   Redação (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)

·        AUTORES

Dupla Gestora.

·        DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Todas.

·        PARTICIPANTES
           
            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
·        Direção;
·        Professores;
·        Orientação pedagógica;
·        Funcionários (merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);
·        Comunidade local;
·        Familiares.

·       DURAÇÃO PREVISTA

 1º Semestre de 2010.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será durante o decorrer do processo, quando serão observadas as atitudes e reações dos alunos, como o seu desempenho nas atividades propostas.
CULMINÂNCIA
 Caminha pela PAZ prevista para 20 de julho.
TEMA: RELACIONAMETO
2º SEMESTRE


·        JUSTIFICATIVA

    Este projeto surgiu da necessidade de valorização da Escola Pública, do meio ambiente escolar e do papel do aluno como agente transformador, capaz de adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio.
             Acreditamos que as ações previstas sensibilizarão os alunos, levando-os a uma mudança de atitude, na medida em que passarão a ter a exata consciência da importância de sua relação saudável consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente como um todo.
           

·        OBJETIVOS

·         Tornar o espaço escolar um local de convivência pacífica, baseada na tolerância, no respeito ao ambiente, a si mesmo, às diferenças individuais e aos Direitos Humanos Universais;
·         Conscientizar-se que a sociedade brasileira é caracterizada pela diversidade etnocultural que, freqüentemente, é alvo de preconceito e discriminação que atingem a escola e reproduzem-se no seu interior;
·         Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;
·         Possibilitar a Compreensão de  que os problemas ambientais dizem respeito a todo o cidadão e que este deve considerar-se parte integrante da natureza e, portanto, deve tratá-la de forma respeitosa, responsável e comprometida, adotando uma postura na escola, em casa, na sua comunidade que garanta um meio ambiente saudável, de boa qualidade de vida, que possibilite a perfeita convivência do indivíduo com o seu meio, com o outro e consigo mesmo;
·          Construir uma consciência coletiva e individual sobre os direitos e deveres do cidadão relacionado ao meio ambiente, aos valores éticos, sociais e aos bens públicos;


·              METODOLOGIA
                 A Educação Ambiental, por ter caráter humanista, interdisciplinar e participativo, pode e devem adequar os conteúdos a ela referentes, à realidade local de modo a envolver educandos e educadores em ações concretas de modificação da realidade.
               Tendo os Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo condutor deste Projeto, os conteúdos de Meio Ambiente estarão integrados a todas às áreas transversalmente, objetivando abranger toda a prática educativa, possibilitando, assim, ao |educando uma visão global e abrangente da questão ambiental.
              A escolha das atividades a serem desenvolvidas está relacionada às habilidades e competências a serem atingidas pelos componentes curriculares integrados, transformando-se em procedimentos que deverão atingir os objetivos propostos no projeto.

·        PARTICIPANTES

            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
·        Direção;
·        Professores;
·        Orientação pedagógica;
·        Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais):
·        Comunidade local;
·        Familiares.

·        DURAÇÃO
           
As atividades previstas neste documento serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2010.


·        AVALIAÇÃO
           
 O trabalho pedagógico com a questão ambiental centra-se no desenvolvimento de atitudes e postura ética, na formação de hábitos e recuperação de valores como a solidariedade e a responsabilidade social.
            A partir destas considerações, serão usados os seguintes critérios para a avaliação crítica do projeto:
·   Verificar se houve melhora na limpeza geral da Escola;
·   Observar se houve modificação na postura e atitude dos alunos;
·   Acompanhar o comprometimento dos alunos nas atividades extraclasse de  preservação ambiental;
·   Verificar o envolvimento de todos os professores e funcionários no desenvolvimento do Projeto;
·   Documentar e divulgar o projeto através de cartazes, livrinhos feito pelos alunos, trabalhos interdisciplinares, fotografias, filmagens, relatórios, etc.

CULMINÂNCIA

I Feira Cultural da Escola Pedro de Alcântara Leal prevista para 26 de novembro.



                                          
SUGESTÕES  DE ATIVIDADES

         Podemos utilizar algumas das sugestões do tema Paz como:
Painel, mural,música, etc.
 OUTRAS   SUGESTÕES  DE ATIVIDADES

Atividade 1 – Criando e recriando com palavras...

1. a) Levantar com os/as educandos/as uma listagem dos principais problemas ambientais locais, com alguns comentários sobre os mesmos, diagnosticando o grau de preocupação e esclarecimento dos mesmos;
1. b) Apresentar o quadro abaixo e propor o preenchimento com palavras, em grande grupo: (preencher com palavras associadas à:
Problemas ambientais
Espaço
Animais
Plantas
Personagens heróicos de algum conto ou lenda
Personagens vilões de algum conto ou lenda
Elementos de cenário
Ex:Poluição
Cidade
Rato;
Flores;
Fada;
Bruxa
Castelo
(Esta atividade pode ser realizada no quadro “negro”, podendo ser em um painel de papel pardo).
1. c) Depois de preenchido o quadro, dividir o grande grupo em pequenos grupos de no máximo 5 participantes e propor elaboração uma história utilizando 2 a 3 palavras de cada quadro. Tempo estimado para a atividade: 20 minutos, com tolerância...
1. d) Depois de concluída a história, trocar as histórias entre os grupos;
1. e) Cada grupo deverá representar a história, utilizando materiais que estão à disposição (sucata em geral) – tempo: 15 minutos;
1. f) Para fechamento, pedir que cada um relate o que foi trabalhado na atividade desenvolvida e o que sentiu em relação a ela.

Atividade 2 – Discutindo sobre o lixo

2. a) Formação de um grande grupo em círculo;
2. b) Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).
2. c) A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;
2. d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.
2. e) Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;
2. f) Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
2. g) Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...
2. h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.
2. i) Apresentação das análises ao grande grupo.

Atividade 3 - Confecção de cartões com sucata:

3. a) Apresentar diversos tipos de lixo de papel e papelão: revistas, jornais, caixas de embalagens, caixas de papelão...
3. b) Cada participante escolhe materiais para elaborar um cartão ambiental utilizando técnicas sugeridas pelo/a professor/a:
- Dobradura;
- Recorte e colagem;
- Rasgadura...
3. c) Confecção do cartão propriamente dita;
3. d) Exposição e relato da confecção do cartão ao grande grupo;

Atividade 4 - Confecção de carimbos de cordão com restos de madeira

4. a) Colocar à disposição dos/as educandos/as os materiais necessários para a confecção dos
carimbos: tocos de madeira (que podem ser solicitados em madeireiras ou fábricas de molduras, móveis) e cordão de algodão ou lã (o cordão é melhor).
4. b) Apresentar alguns modelos de carimbos com formatos variados (estrela, árvore, sol, lua, etc.). 4. c.) Confecção dos carimbos propriamente ditos.
4. d) Confecção de um painel em grupos, utilizando os carimbos confeccionados.

Atividade 5 – Confecção de máscaras com massa de papel

5. a) Preparo da massa de papel para modelar: liquidificar o papel picado – para cada três punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com água – bater e despejar em uma bacia e ir fazendo até ter bastante polpa. Espremer o excesso de água e adicionar uma colher de sopa de cola ou grude para cada “bolo” de massa de papel espremido e ir colocando em uma bacia. Quando tiver massa suficiente, é só começar a confeccionar a máscara.
5. b) Para confeccionar a máscara, fazer uma bola de papel jornal amassando várias folhas até formar uma esfera de forma ovalada. Sobre esta esfera, confeccionar a máscara.
5. c) Dias depois a máscara estará seca e poderá ser pintada, de preferência com tinta plástica ou acrílica.
5. d) Pode ser sugerida a confecção de potes, formas geométricas, além das máscaras, com os mesmos procedimentos.

Atividade 6 – Confecção de um minhocário

Materiais necessários para cada minhocário: Uma garrafa pet de 2 litros e uma menor de água mineral brita ou pedrinhas, terra, saco de lixo preto, minhocas.
Procedimentos: Corte a garrafa pet tirando o bocal. No fundo da garrafa pet coloque brita (não há necessidade de furar o fundo da pet). Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa) dentro da garrafa pet. Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas. Após terminar, utilize um saco de lixo escuro para envolver a garrafa, pois as minhocas não são acostumadas com claridade. Não é necessário molhar, pois a garrafinha com água fornece umidade para a terra, a não ser que seja uma região de excessivo calor, molhe de vez em quando, podendo colocar alguns lixos orgânicos sobre a terra para alimento das minhocas. Depois de dias, ao tirar o saco de volta da garrafa poderemos observar os caminhos das minhocas bem definidos. Volte a cobris com o saco de lixo evitando a luz para as minhocas.

Atividade 7 – Confecção de mini-hortinhas com garrafas pet

Materiais necessários: garrafas pet, tesoura, terra, mudinhas ou sementes.
Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa.

Atividade 8 – Planejamento  integrado para Educação Infantil Exercício de estudo para o/a professor/a 8. a) Levantar a seguinte questão: Como globalizar a Educação Ambiental aos conteúdos curriculares e às atividades desenvolvidas rotineiramente na escola?
Para professores da Educação Infantil poderemos apresentar alguns exemplos:

Exemplo 1: Quando trabalhamos o tema TERRA, poderemos trabalhar noções de espaço, tamanho, cor, motricidade fina em atividades práticas com argila ou desenhos, plantio, observação, expressão oral, etc, realizando atividades que envolvam e desperte o interesse da criança sobre o assunto trabalhado. É importante disponibilizar materiais como livros e revistas para manuseio das crianças, onde podem encontrar gravuras referentes ao tema em questão.

Exemplo 2: Quando trabalhamos o tema NATUREZA poderemos realizar atividades que desenvolvam noções de tamanho, forma, cor, espessura, sensibilidade - tato, olfato, visão, audição, paladar...

Atividade 9 – Apresentação de sugestões sobre confecção de materiais diversos para Educação Infantil Sugestões de materiais confeccionados pelo professor ou pelas crianças, para desenvolver atividades que possibilitem trabalhar as áreas (o ideal é trabalhar de forma interdisciplinar onde diversas áreas são envolvidas nas atividades - os exemplos são separados por área apenas por uma questão de classificação a qual estamos acostumados e habituados - ao mesmo tempo: afetiva, vivência em grupo, comunicação...):

Afetiva: Confecção de cartões para datas comemorativas utilizando: caixas de leite ou suco e papelão de caixas enfeitando-os com cola e serragem, cola e palitinhos, colagem com papel de revista, colagem com retalhos de tecido, etc...
Vivência em Grupo: Confecção de painéis sobre papel pardo utilizando colagens de gravuras, confecção de quebra-cabeças e jogos de memória, bolas de meia para brincadeiras de “ovo podre” ou “o limão entrou na roda...”.
Comunicação: Confecção de microfones, confecção de fichas com gravuras grandes de pessoas realizando alguma tarefa, as quais as crianças deverão interpretar o que elas estão fazendo e imita-las... Movimento: Confecção de paus com fitas de papel ou de tecido, confecção de bambolês com pedaços de mangueira velha, confecção de pesos com garrafas descartáveis cheias de areia para realizar diversas atividades de educação Física, confecção de chocalhos e tambores com latas... Necessidades: Confecção de cartazes que apresentem as necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, moradia, higiene.
Criatividade: Atividades artísticas utilizando sucata: forrar potes com materiais variados, colagens em painéis, recorte de embalagens e montagem de álbum.

Área Cognitiva: Atividades de observação de elementos naturais com registro após observação. Exemplo: observação de sementes germinando (utilizar sementes variadas que poderão ser plantadas em potes de embalagens); observação da vegetação da escola percebendo classificando quanto a grande/pequeno, alto/baixo, fino/grosso, liso/áspero - o registro oral ou gráfico destas observações é muito importante.
Área Sensorial: Confecção de saquinhos de pano contendo objetos diferentes para brincar de descobrir - pelo tato - o que está no saquinho, confecção do livrinho do tato (várias fichas de papelão com elementos colados), realizar atividades de mímicas (imitando animais, profissões, atividades de higiene), colocar em potes alguns elementos com cheiro para as crianças descobrirem o que está no pote (pote com café, com vinagre, com ervas cheirosas).
Área Espacial: Confecção de fitas com unidades de medidas (ex: 10 palmas da mão) e medir objetos diversos, medir crescimento de plantas com dedinhos, inventar mapas de tesouro (esconder algo no pátio do colégio e apresentar o mapa previamente preparado para as crianças procurarem o tesouro), contar quantos passos dados de um determinado lugar até outro, deitar no chão da sala e desenhar com giz o perfil da criança e da professora e medir...
Área Temporal: Atividades que utilizem ontem, hoje e amanhã - Confecção de cartazes de como estava o tempo ontem, como está o tempo hoje e como as crianças acham que estará o tempo amanhã. Confecção de um calendário mensal para ser apresentado a cada início do mês. Observar a hora do relógio (confeccionado) quando as crianças entram em sala de aula e como está o relógio na hora em que saem (a professora o modifica).
Área de Análise e de Síntese: Confecção de dobraduras simples e observar: “era assim e ficou assim”, confeccionar um cartaz de animais filhotes e outro de animais adultos observando como eram e como ficaram (pode ser com gravuras de crianças e de adultos) e fazer comparações. Confeccionar jogos com seqüência lógica classificando por tamanho, por fatos. Coletar sucata em geral e classificá-la quanto ao seu material: plástico, papel, papelão, etc.
Figura fundo: Confecção de um painel contendo diversas gravuras e brincar de procurar um determinado elemento ou objeto.

Área Psico-Motora: Confeccionar jogos de memória, quebra-cabeças, realizar atividades de recorte, colagens, montagens em espaços predeterminados pela professora, confeccionar fichas com ordens esclarecidas às crianças e apresentá-las seqüencialmente para que as crianças executem (ex: fichas de bater palmas, bater o pé, piscar os olhos, emitir algum som pela boca, etc.).

Esquema Corporal: Confeccionar um boneco com roupas velhas preenchendo-as com jornal, confeccionar máscaras de papel para a cabeça, confeccionar um grande quebra-cabeça com as partes do corpo. Brincar, de dois a dois, de espelho (o que um faz o outro imita).
Motricidade Ampla: Realizar atividades de corrida, competições, rodas cantadas, utilizando objetos confeccionados com sucata: corrida com garrafas de peso leve (dependendo o tamanho da criança por pouco peso na garrafa) - jogos com bolas de meia.
Motricidade Fina: Confeccionar contas com canudinhos e enfiar em cordões para fazer colares, rasgar e picar papel de revista colado-os em espaços pré-determinados, executar bordados com retalhos de lã em cartões perfurados pela professora.
Atividade 10 - sugestões de materiais didáticos gerais com sucata:
Confecção do professor:
- Fantoches com caixas, massa de papel jornal, bolas de jornal forradas com meia de nylon, pés de meias velhas
. Os fantoches podem ser confeccionados utilizando os materiais já citados para formar a cabeça do personagem. Utiliza-se retalhos de tecido para o corpo dos fantoches.
Fantoches com vara utilizando copinhos de iogurte, sacos de papel, caixinhas.
- Livros com cartolina usada ou papelão de caixas contendo: gravuras, números e respectivas quantidades, materiais naturais para tato (areia, folhas, raízes...), linhas e formas geométricas.
- Brinquedos com caixas, garrafas plásticas, embalagens em geral - bilboquês, carrinhos, chocalhos, caixas enfeitadas.
- Cartazes com cola (ou grude) com pó de café passado seco, areia, serragem.
- Quebra-cabeças com gravuras de jornais ou revista.
- Mini-hortinhas com garrafas descartáveis.
- Minhocário com garrafas descartáveis.
- Jogo de boliche com bolas de meia e garrafas descartáveis.
- Massinha de modelar caseira.
- Maquetes de casas.
- Pincéis com lã, corda, esponja, algodão, penas de galinha.
- Televisão de caixa de papelão.
- Quadrinhos "negros" para uso das crianças - é só pintar um retalho de chapa de eucatex com tinta preta ou verde.
- Marionetes com a parte interna do rolo de papel higiênico.
- Carimbos com madeira e cordão; e móbiles com elementos naturais.
Atividade 11 – Atividade criadora - Confeccionar brinquedos com sucata
Disponibilizar para os/as educandos/as sucatas em geral (lixo seco limpo) bem como materiais básicos como cola, tesoura, arame, cordão, etc., e deixa-los livres para criarem brinquedos com sucata. Depois, realizar uma exposição

Projeto Resgatando valores


PROJETO: “RESGATANDO VALORES”

Texto: “Eu e os outros – melhorando as relações”
Autor: Liliana e Michele Iacocca
Série: 5os anos
Período: 3° bimestre de 2010
Professores: Márcia, Thais e Erivaldo Roberto

JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pela busca da valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas pela família, sociedade e pela escola também.
“A sociedade, da qual fazemos parte, preza o individualismo ou a massificação. Entre os dois extremos, há um lugar especial a ser ocupado por pessoas que reconheçam e lutem pelo bem! O bem que não é só meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a todos, simultaneamente” – Guilherme Assis de Almeida.
Quantas pessoas não resolvem seus problemas com socos e pontapés, são preconceituosas, jogam lixo nas ruas, desrespeitam os sinais de trânsito... os exemplos são muitos. Por isso, com esse projeto, pretendemos motivar nos alunos uma autocrítica e uma reavaliação de situações comuns no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre as pessoas. E procuraremos conscientizar que sentimentos como bondade, amizade, fraternidade, amor são essenciais para se recriar um mundo melhor.
Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
Com este projeto abordaremos os temas transversais da Ética, Pluralidade cultural e Meio ambiente.

OBJETIVOS
AFETIVOS

·         Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras
·         Despertar para mudança de atitudes
·         Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como cumprimentar e desculpar-se.
·         Adotar atitudes de valorização das amizades
·         Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·         Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·         Fazer com que os alunos assumam responsabilidades, sem ter medo, fazendo-os pensar sobre o que significa ser honesto.
·         Fazer com que os alunos prestem atenção nas regras de convivência, fazendo-os pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·         Desenvolver o espírito de colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·         Incentivar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinhos.
·         Transformar os alunos em agentes transmissores e multiplicadores de valores, tanto com a família, quanto com os amigos.
·         Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
·         Refletir os valores humanos na prática do dia a dia

COGNITIVOS

·         Identificar e comparar diferentes tipos de comportamento: o ideal x o real
·         Reconhecer mudanças e permanências de comportamento em si próprio e nos colegas
·         Reconhecer a importância da tomada de consciência para o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança
·         Reconhecer noções de boas maneiras
·         Analisar e interpretar imagens, informações e situações
·         Reconhecer seus próprios sentimentos e valor
MOTIVAÇÃO
Dinâmica das flores
O professor chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês! Mas por que será? Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui. Fulano, que beleza você vê na margarida? E você, Fulano, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda exploração, o docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa... mas todas são flores e possuem a sua beleza. Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa... mas todas são pessoas e possuem a sua beleza." Nesse momento o professor pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.

LEITURA ESTUDO: FRUIÇÃO
·         Apresentação do nome do projeto através de caça palavras.
·         Incentivo aos alunos a discutir sobre o que deve se tratar o projeto deste bimestre
·         Explorando a capa do livro
·         Leitura do livro através de apresentação em POWER POINT

CONTEXTUALIZAÇÃO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES

Furar fila
Micagens
Se portar à mesa
Xereteia
Baderna
Chilique
Indisciplinado
Intolerante
Preconceituoso
Primórdios
Convivência
Metrópoles
Harmonioso
Essenciais
Desvalido
Tolerante
Um trocado no bolso

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO E ENTRELINHAS
Trabalho oral de explorar cada parte do texto de modo bem minucioso nos momentos de leitura.

IMAGINAÇÃO CRIADORA
LEITURA ESTUDO:            
  1. LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS
  • Escuta dos diferentes textos ouvidos em situações de comunicação direta ou mediada por telefone, rádio ou televisão, reconhecimento do significado contextual e do papel complementar de alguns elementos não-lingüísticos para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação).
LÍNGUA ESCRITA:USOS E FORMAS
Prática da Leitura
  • Utilização de sentido, coordenando texto e contexto (tipo de portador, características gráficas, conhecimento do gênero ou do estilo do autor, etc.) e a intencionalidade;
  • Emprego dos dados obtidos por intermédio da leitura para confirmação ou retificação das suposições de sentido feitas anteriormente;
Prática de produção de texto:
Considerando o destinatário, a sua finalidade e características do gênero.
Aspectos Notacionais:
  • Divisão do texto em frases e/ou parágrafos, utilizando recursos do sistema de pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação, interrogação e reticências;
  • Separação, no texto, entre discurso direto e indireto e entre os turnos do diálogo, utilizando travessão e dois pontos ou aspas;
  • Indicação, por meio de vírgulas, das listas, enumerações;
  • Estabelecimento das regularidades ortográficas (interferência das regras, inclusive as da acentuação) e constatação de irregularidades (ausência de regras);
  • Acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade;
  • Utilização de dicionário e outras fontes escritas para resolver dúvidas ortográficas;
  • Produção de textos utilizando estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação;
  • Controle da legibilidade do escrito.
Aspectos discursivos:
  • Organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero;
ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
  • Análise da qualidade da produção oral alheia e própria;
  • Análise dos sentidos atribuídos a um texto nas diferentes leituras individuais e discussão dos elementos do texto que validem ou não essas diferentes atribuições de sentido;
Revisão do próprio texto.

LEITURA PRETEXTO:
  • As artes visuais no fazer dos alunos: desenho, pintura, colagem, gravura, historia em quadrinhos, produções informatizadas;
  • Contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas;
  • Identificação e reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais;
  • Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história;
  • Contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções.

LEITURA BUSCA DE INFORMAÇÃO:

MATEMÁTICA
·         Reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.
·         Comparar e ordenar números racionais de uso freqüente nas representações fracionária e decimal.
·         Escrever números racionais de uso freqüente nas representações fracionária e decimal e localizar alguns deles na reta numérica.
·         Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.
·         Resolver situações-problema utilizando dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas ou gráficos de barras.

HISTÓRIA
O Brasil a caminho do terceiro milênio
  •  Longo governo Vargas
  • Entre duas ditaduras

  • De Colônia a Império
  • De Império a República

GEOGRAFIA
A população e as regiões do Brasil
  • A população brasileira
  • A distribuição da população no território
  • A formação da população brasileira
  • O Brasil e suas regiões

CIÊNCIAS
Ser humano e saúde:
·         Organização funcional do ser humano
·         Formação do corpo humano (cabeça, tronco e membros).
·         Sistema respiratório.
·         Sistema circulatório.
·         Nutrição
·         Higiene

LEITURA FRUIÇÃO (PRAZER)
O verdadeiro tesouro
Histórias de tradição hindu
Historias da alma, historias do coração.
A parábola do bom samaritano
O leão e o ratinho
Os dois amigos e o urso
Quer uma mãozinha
Almanaque Ruth Rocha
Mais respeito eu sou criança
Filmes:
“Up”
“Avatar”
AVALIAÇÃO:
A avaliação será:
Diagnóstica: para detectar a presença ou ausência de habilidades que constituem fundamentais para as atividades de aprendizagem.
É Contínua, processual e formativa: com a observação do conhecimento escolar ao longo do período letivo é um critério avaliativo dando oportunidade para detectar avanços e dificuldades, possibilitando uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Avaliação centrada nos momentos individuais ou em grupo. Através de registros, aplicação de trabalhos, pesquisas, tarefas e avaliações escritas.
Será avaliada a intenção de projeto através das atitudes dos alunos, fazendo um paralelo com os objetivos inicialmente estabelecidos.

CULMINÂNCIA DO PROJETO
  • Exposição das frases em destaque no livro de filósofos, pensadores, artistas etc.
  • Um ato concreto de solidariedade.
·         Gincana onde os alunos serão avaliados diariamente, recebendo uma “fichinha” vermelha e, a cada 10 fichas vermelhas trocarão por uma verde, que tem um maior valor. Serão observados o comportamento, o uso do uniforme e a lição de casa. No final do bimestre os alunos que tiverem as fichas verdes irão trocá-las por materiais escolares, livros ou jogos educativos.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
o   BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
o   Secretaria da Educação de Guaratinguetá. Proposta curricular: Ensino Fundamental, ciclo II- 3ª e 4ª séries. Guaratinguetá, 2006.
o   São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Projeto intensivo do Ciclo I: Livro do aluno / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2006.
o   ________ Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 4º ano do Ciclo 1 / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2008.
o   MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga. Programa Reação – educando para a vida, construindo o futuro. Manual do professor 5° ano. Guaratinguetá: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 2009.
o   ROCHA, Ruth, FLORA, Anna. Escrever e criar... É só começar! São Paulo: FTD, 1993.
o   Revistas (várias edições) Nosso Amiguinho. Editora Casa.
o   Revistas (várias edições) Nova Escola.Editora Abril.
o   Sites variados.
o   Materiais disponibilizados pelo Programa Ambiental – Semente do Amanhã.