ADIÇÃO COM MATERIAL DOURADO
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Série
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3ª série do Ensino Fundamental, a partir do segundo
semestre
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Tempo necessário
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2 aulas
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Introdução
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Apesar dos alunos usarem o algoritmo (seqüência de etapas que,
se realizadas adequadamente, resultam no sucesso de uma tarefa) da adição sem
muita dificuldade, muitos deles chegam à 5ª série sem compreender o
significado da expressão "vai um" utilizada por muitos professores.
Uma das maneiras de justificar o "vai um", e até transformar essa
expressão em "troca por", é utilizar o Material Dourado como
recurso.
É fundamental esclarecer que: 1. antes de trabalhar com os algoritmos das operações, os alunos devem ter compreendido o agrupamento e a troca existentes no sistema de numeração decimal e ter tido a oportunidade de criar seus próprios procedimentos de resolução. 2. as contas devem ser dadas sempre em situações-problema. Neste plano de aula, como o objetivo é focalizar o algoritmo utilizando um material como recurso de compreensão, optamos por apresentar apenas os cálculos. |
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Objetivos
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Ao final das atividades, alunos deverão ser capazes de
- compreender o algoritmo da adição; - registrar numericamente o algoritmo. |
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Recursos didáticos
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Material Dourado e folha sulfite dividida em 3 partes iguais.
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Organização da sala
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Como as escolas geralmente não possuem uma grande
quantidade de caixas de Material Dourado, a classe pode estar organizada em
grupos de 4 ou 6 alunos com 1 caixa desse material para cada um desses
grupos. No entanto, a realização da atividade, para que ocorra maior
compreensão, deverá ser feita em duplas.
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Desenvolvimento da atividade/ procedimentos
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A utilização de um material concreto exige organização e
planejamento. Veja abaixo algumas providências que você deve tomar pelo menos
um dia antes da aula.
a) Se na sua escola não há material dourado industrializado, confeccione-o em papel quadriculado. Para isso, leia as instruções mais adiante, no item Aprofundamento do Conteúdo. b) Prepare uma apostila para cada aluno contendo as atividades e a teoria propostas neste plano de aula. c) Se não tiver nenhuma caixa de material dourado industrializado, prepare para você um material com o dobro do tamanho para que os alunos possam acompanhar as suas instruções e correções durante a aula.
Organização da classe
a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila. b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o envelope com o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as apostilas.
Dinâmica de trabalho
a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam, verificando se não caiu nenhuma peça no chão. b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão na apostila. os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo. c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação. d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos.
Caso os alunos não conheçam o Material Dourado é melhor começar
com as atividades que constam do plano de aula do uso desse material: Material
Dourado, muito prazer.
O objetivo desta aula é trabalhar o algoritmo da adição. Para que os alunos possam compreender esse algoritmo, é importante que: - cada aluno tenha uma folha sulfite dividida em 3 partes iguais para determinar a posição das unidades, dezenas e centenas. Ver Aprofundamento do Conteúdo; - os alunos coloquem as peças de cada parcela, uma de cada vez, em seus respectivos espaços; - registrem no caderno a operação feita. Vamos fazer as adições passo a passo, para que os alunos compreendam - por que se deve colocar unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena, etc. - o que é o "vai um". |
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Avaliação
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1. É importante verificar que conhecimento os alunos possuem
sobre o Sistema de Numeração Decimal, antes de começar as atividades. (veja o
item Aprofundamento do Conteúdo)
2. Observe a realização das atividades. Compare se houve evolução na compreensão dos seguintes conceitos: agrupamentos e trocas na base dez; operação adição. 3. Peça que resumam o que fizeram nas atividades. Verifique o vocabulário matemático utilizado pelos alunos. |
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Contextualização
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Mostrar aos alunos que existe um modo de resolver uma adição
muito conhecido pela maioria das pessoas e chamado por nós professores de
algoritmo é uma forma de estudar a história da Matemática. Essa forma de
resolver a adição é organizada e facilita a sua resolução, utilizando lápis e
papel.
É importante que nós professores entendamos que essa não é a única maneira de se resolver uma adição e que ensinar o algoritmo não deve ser a nossa maior preocupação. Não devemos nas séries iniciais, mostrar aos alunos, como é que resolvemos uma adição, mas proporcionar-lhes oportunidades para que construam a sua maneira de resolvê-la. O algoritmo que ensinamos na escola foi resultado de um longo processo histórico. Isto significa que também a sua compreensão não é muito fácil. Por isso a série a que se destina é a partir da 3ª. Utilizar o Material Dourado para compreender o algoritmo é interessante, já que é um material estruturado para isso, mas também podemos utilizar outros recursos como ábaco, cartaz de pregas, calculadora, etc. |
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Sugestões para trabalho interdisciplinar
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Por ser um assunto específico da própria ciência matemática, não
existem relações com outras áreas de conhecimento que possam ser trabalhadas
com alunos dessas séries.
Algumas atividades que podem ser feitas são ligadas à história da Matemática que é a própria história da humanidade. Pesquisar como as pessoas da comunidade resolvem suas contas de adição. Discutir esses diferentes algoritmos em sala de aula . |
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Aprofundamento de conteúdo
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Material dourado
O Material Dourado foi criado por Maria Montessori, médica e
educadora italiana, para crianças com distúrbios de aprendizagem. O nome
dourado se deve à versão original que era feita com contas douradas. Quando
foi industrializado, esse material passou a ser feito de madeira mantendo o
nome original. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubo.
Como qualquer material, a sua utilização deve ter certos
cuidados:
Material dourado planificado
Caso a escola não possua Material Dourado industrializado é
possível construir com papel quadriculado e cartolina (material dourado
planificado).
Faça quadriculados de 1 cm de lado em folha de papel sulfite e
cole em cartolina para ficar mais resistente (ou quadricule uma folha de
cartolina). Recorte esta folha de maneira a obter, para cada dupla
A relação entre as peças do material dourado
industrializado e o planificado é:
Adição
1. Nas séries iniciais
A adição não traz muita dificuldade em sua resolução para estas
séries. Por estar ligada ao Sistema de Numeração Decimal, já que este sistema
é aditivo em sua composição (235 = 200 + 30 + 5), é interessante que seja
trabalhada desde as primeiras aulas das séries iniciais em
situações-problema.
De acordo com Constance Kamii (Reinventando a Aritmética,
Editora Papirus, página 111), a adição, nas séries iniciais, deve ser
trabalhada na seguinte seqüência:
·
soma de
parcelas até 4 (1+ 3, 4 + 2; ...);
·
soma de
parcelas até 6 (5 + 4, 6 + 1, ...);
2. Nas 3ª e 4ª séries
A apresentação do algoritmo só deve ser feita depois de se
verificar a compreensão dos alunos quanto
·
ao
processo de agrupamentos e trocas existentes no Sistema de Numeração Decimal
e
Algoritmo tradicional
A folha sulfite deverá ser dividida em 3 partes e em cada parte
os alunos deverão escrever (unidade, dezena e centena) e desenhar as peças em
suas respectivas partes.
O quadro abaixo deverá ser copiado pelos alunos para que
possam resolver o algoritmo no papel.
Observe as duas adições resolvidas paralelamente com o
material dourado e numericamente.
A primeira parte, tanto da representação do material dourado
como da numérica, é a mesma. Observe a segunda parte.
Material dourado representação
numérica
Observação: o cálculo poderia ser feito, também, da esquerda
para a direita. Dessa forma, fica um pouco mais trabalhoso, mas também se
obtém o resultado correto.
Um algoritmo diferente
Podemos resolver adições usando o número em sua forma decomposta.
Observe o exemplo:
157 + 348 =
Escrevendo cada uma das parcelas em sua forma decomposta, temos:
Portanto: 157 + 348 = 505
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